Through the grapevine

Tecnologia da U.Porto participa no Web Summit 2015

O evento, que é já um dos mais importantes ao nível da inovação e empreendedorismo na Europa, teve lugar na Irlanda.
FaceDecode – we make faces, tecnologia vencedora do iUP25k 2015, foi uma das escolhidas de entre os 1500 concorrentes.

PIC Square at Web Summit 2015

Dublin - Ireland | 3 - 5 November, 2015

The startup PIC Square is present at Web Summit 2015, from 3 to 5 November, in Dublin!

Web Summit: 33 startups portuguesas mostram-se no maior evento europeu de empreendedorismo

Dublin - Ireland | 3 - 5 November, 2015

Em 2016 o Web Summit muda-se para Lisboa. Na última edição realizada em Dublin vão estar 33 startups nacionais a expor produtos à maior plateia de investidores da Europa. Cinco garantiram ainda lugar no palco das apresentações.
Entre elas, está a Pic Square!

“U.Porto Inovação é parte da equipa vencedora” – Entrevista de Verónica Orvalho ao canal U. Porto Inovação

Veronica Orvalho estudou na Argentina, Estados Unidos e Espanha. Mas é em Portugal que está agora, enquanto docente e investigadora da Faculdade de Ciências da U.Porto. Faz parte da equipa vencedora da edição de 2015 do iUP25k, com uma tecnologia que permite a criação de Avatares.
FaceDecode – We make faces é uma aplicação que permite a criação de avatares de uma forma simples e por qualquer pessoa e Veronica Orvalho, docente e investigadora da FCUP, é uma das mentes por trás desta ideia.

Tecnologia AVATAR Express (ANJE / Universidade do Porto) desenvolvida no Porto Interactive Center

A tecnologia AVATAR é uma solução que permite gerar de forma automática, rápida e simples, avatares realistas usando como recurso fotografias obtidas por uma câmara digital comum. Esta ferramenta inclui: digitalização do participante; criação da geometria do modelo no ambiente virtual; texturização e criação da interação da luz com a pele; estabelecimento de uma estrutura de controlo da geometria; animação, usando movimentos faciais do participante capturados, por exemplo, por uma webcam.

Prof. Verónica Orvalho gave a talk at FAAVSP 2015

Kardinal König Haus, Vienna - Austria | 11-13 September, 2015

Prof. Verónica Orvalho gave a talk, last September 11th, at FAAVSP 2015 – The 1st Joint Conference on Facial Analysis, Animation and Auditory-Visual Speech Processing, titled “How to create a look-a-like avatar pipeline using low-cost equipment”.
In this talk, Prof. Verónica Orvalho presented the avatar animation pipeline created at PIC for the VERE (Virtual Embodiment and Robotic re-Embodiment, http://www.vereproject.eu/) European Project. This new pipeline does not require the user to have artistic knowledge, uses regular cameras to create the 3D avatar and a web cam to generate the animation.

Investigadores da U.Porto venceram prémio de 15 mil euros com aplicação de avatares

Uma equipa de investigadores da Universidade do Porto ganhou um prémio de 15 mil euros no concurso de ideias de negócio. A equipa criou uma aplicação que gera avatares para o mundo virtual a partir de fotografias tiradas por telemóvel. Comentários de Catarina Runa, investigadora e Carlos Brito, Pró-Reitor da Universidade do Porto.

FCUP vence iUP25k ao criar avatar através do telemóvel

Investigadores da FCUP inventaram uma tecnologia que permite a criação de um avatar personalizado usando apenas um telemóvel. O projeto foi o grande vencedor do iUP25k.

U.Porto premiou as melhores ideias de negócio

SURF YOUR IDEA foi a sessão final da 6.ª edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, que decorreu no dia 29 de maio de 2015, nas instalações da Porto Business School.

Projecto ‘Facedecode – We make faces’ foi o grande vencedor do concurso iUP25K

O projecto ‘Facedecode – We make faces’ foi o grande vencedor do concurso de ideias de negócio iUP25K, promovido pela Universidade do Porto com o apoio do Banco Santander Totta, que tem como objectivo sensibilizar os jovens para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base um processo de exploração de conhecimento e inovação.

O vencedor deste concurso recebeu um prémio do Santander

A ideia de negócio “Facedecode – We make faces’” foi a vencedora do concurso iUP25K, promovido pela Universidade do Porto, com o apoio do Santander Totta. O projeto premiado permite criar avatares (corpos gráficos que identificam os cibernautas) de forma mais intuitiva, podendo ser aplicado ao cinema de animação e aos videojogos.

“FACEDECODE” VENCE IUP25K

“Facedecode” é o projeto vencedor do Prémio de Empreendedorismo iUP25K, um concurso de ideias de negócio promovido pela Universidade do Porto, com o apoio do Banco Santander Totta.
A ideia de negócio “Facedecode – We make faces” foi a grande vencedora do concurso de ideias de negócio iUP25K. Este é um projeto que vai permitir criar avatares de forma mais simples e rápida, com uma tecnologia que promete trazer uma revolução ao mundo do cinema de animação e dos videojogos e onde, por exemplo, um jogador conseguirá colocar a sua própria face como protagonista do seu jogo favorito. O vencedor irá receber 15 mil euros do Banco Santander Totta, e consultoria e depósito de um pedido de patente ou proteção de design nacional.

“Facedecode” é o projecto vencedor do Prémio de Empreendedorismo IUP25K

Projecto vai permitir criar avatares de forma mais simples e rápida e promete revolucionar a área do cinema de animação

Projeto que cria avatares foi o vencedor do Prémio de Empreendedorismo iUP25K

A iniciativa “Face Decode – We Make Faces” foi a vencedora do concurso de ideias de negócio realizado pela Universidade do Porto e pelo banco Santander Totta. O projeto premiado permite criar avatares “de forma mais simples e rápida”.

iUP25k: U.Porto premeia tecnologia que cria avatares “a la minute” « Notícias UP

A ‘FaceDecode – We make faces’ é a ideia vencedora da edição 2015 do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto.

iUP25k: la Universidade do Porto premia una tecnología para crear avatares rápidamente y a demanda

Permitir que cualquier usuario pueda crear un avatar personalizado, de una forma más simple, barata y divertida es el objetivo de FaceDecode – We make faces, una aplicación desarrollada por investigadores de la Facultad de Ciencias de la Universidade do Porto (FCUP) y galardonada con el primer premio de la edición 2015 del iUP25k, el Concurso de Ideas de Negocio de la Universidade do Porto. El proyecto ha sido distinguido con un premio de 15.000 euros patrocinado por Banco Santander.

iUP25k premeia tecnologia que cria avatares “a la minute”

Com a aplicação FaceDecode – vencedora do primeiro prémio da edição 2015 do iUP25k -, qualquer pessoa pode criar avatares de forma simples, barata e divertida. Na prática, o utilizador do FaceDecode – We make faces terá a possibilidade de gerar a sua versão virtual em cerca de duas horas ou menos (estima-se que no futuro este tempo baixe para cerca de 15 minutos) e aplica-la em conteúdos digitais, filmes, videojogos, ambientes de realidade virtual, ou performances ao vivo.

VENCEDORES DO IUP25K QUEREM LIBERTAR OS AVATARES DO MUNDO

O projeto «FaceDecode – We make faces», pensado por quatro investigadores, pretende facilitar a criação de avatares. O potencial desta ideia de negócio fez com que arrecadasse o primeiro prémio do concurso de empreendedorismo da Universidade do Porto, o iUP25k.
Está na hora da «libertação dos avatares», dizem os vencedores do iUP25k, ao Canal Superior. O grupo de investigadores responsável pelo projeto «FaceDecode – We make faces» alcançou o primeiro lugar no concurso de empreendedorismo da Universidade do Porto e, no futuro, pretende fazer com que possas criar o teu avatar em menos de 24 horas. Tudo isto através de um dispositivo low cost.

Facedecode Vence Prémio De Empreendedorismo I UP25K

A ideia de negócio “Facedecode – We make faces” foi a grande vencedora do concurso de ideias de negócio i UP25K, promovido pela Universidade do Porto com o apoio do Banco Santander Totta. O projecto premiado permitirá criar avatares – corpos gráficos que identificam os cibernautas – de forma mais simples e rápida.
Esta tecnologia promete trazer uma revolução ao mundo do cinema de animação e dos videojogos, onde, por exemplo, um jogador conseguirá colocar a sua própria face como protagonista do seu jogo favorito.
O vencedor irá receber 15 mil euros do Banco Santander Totta e consultoria e depósito de um pedido de patente ou protecção de design nacional.

‘FACEDECODE’ VENCE CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO DA UNIVERSIDADE DO PORTO

‘FaceDecode – We make faces’, uma tecnologia inovadora que promete revolucionar o mundo do cinema de animação e dos jogos de computador através da fotografia, é a vencedora do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, cuja final decorreu esta sexta-feira.

SURF YOUR IDEA – sessão final do iUP25K 2015

SURF YOUR IDEA foi a sessão final da 6.ª edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, que decorreu no dia 29 de maio de 2015, nas instalações da Porto Business School.
A iniciativa de negócio “FaceDecode – We make faces”, desenvolvida por investigadores do PIC, foi o grande vencedor da edição do iUP25k – Concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto, tendo vencido o 1º Prémio e o Prémio BEST TIC.

VENCEDORES iUP25k – Concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto

1º Prémio – FaceDecode – We make faces
2º Prémio – HOWLLESS – Acoustic Feedback Suppressor
3º Prémio – LyoCandy Fruit – Liofilização de fruta natural com formas e revestimento comestível
Prémio BEST TIC – FaceDecode – We make faces
Prémio iUP25k – Social Business Edition – Produção agroalimentar sustentável nos estabelecimentos prisionais de Portugal
Prémio do Público – Surf Training All in One

LIFEisGAME at the exhibition “Era Uma Vez” at Ciência Viva at Pavilhão do Conhecimento

from 25th October 2013 to August 2014 | Pavilion of Knowledge - Ciência Viva

Once upon a time … Science for story lovers is an interactive exhibition with science and technology, to explore phenomena and concepts of natural sciences, like Physics, Chemistry, Mathematics, Geology and Biology, as well as social sciences and other areas of knowledge.

This exhibition was entirely produced by the Pavilion of Knowledge, – Ciência Viva, with the scientific collaboration of the National Laboratory for Civil Engineering (LNEC), the Institute for Telecommunication (IT) (Instituto Superior Técnico), the Institute for Systems and Robotics (IST), the Research Center on Biodiversity and Genetic Resources (Cibio) (University of ºPorto), the Porto Interactive Center (UP), ant the National Institute for Agricultural and Veterinary Research.

It focuses in ten classic stories of literature: Three Little Pigs, Alice’s Adventures in Wonderland, Little Red Riding Hood, Snow White and the Seven Dwarfs, The Adventures of Pinocchio, The Little Glass Slipper, Jack and the BeanstalkHansel and GretelAli Baba and the Forty Thieves and The Princess and the Pea.

This is a cheerful, fun and irreverent exhibition, with much sense of humor, loved by children and adults. Its targets are every school levels and it is accessible for people with special needs. You can visit it in the Pavilion of Knowledge until August 2014.

Newsletter Instituto de Telecomunicações- October 2013

The Researcher’s Night is a mega event taking place every year on a single September night in about 300 cities all over Europe. It allows the public to
explore science through fun learning. Whether with family, school, friends or on their own, people can find themselves exploring science in engaging
ways, get to talk with investigators and to discover how science and technology can change our lives in the coming years.
This year, the event was held on Friday, 27 September and presented a vision of the future in 2020, offering a wide variety of fun-learning activities, from guided tours of research labs that are normally closed to the public, through interactive science shows, to hands-on experiments or workshops.

Instituto de Telecomunicações has participated in the science show that was held at the Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva in Lisbon. A team from Porto Interactive Center presented three demos: the project LIFEisGAME, which explores the possibility of teaching people with Autism Spectrum Disorder to recognize facial emotions, using real time synthesis and automatic facial expression analysis; Virtual Marionette, a research on digital puppetry via an interdisciplinary approach that brings the art of puppetry into the world of digital animation, and 3D Scanner, a system to create a high-quality human like 3D facial avatar by drastically improving the quality of 3D avatars and reducing the time spent in the process. From IT at Lisbon came BITalino, described in page 1, and a couple of demos of the Internet of the Future concept based on RFID. The stand from IT attracted more than 500 very interested visitors.

LIFEisGAME on The Next Big Idea

The “The Next Big Idea” is a television program that aims on advertising the great ideas forPortugal, where the actors are those who are thinking about the future: teachers, students, entrepreneurs. Where? In companies, in the community, in schools, in society. “The Next Big Idea” is a television space that privileges the talent, creativity and innovation.

 

“Project Life is Game was born to try to help children with autism spectrum disorders in recognizing emotions to improve their communicative ability.”

LIFEisGAME Official Presentation on TV.UP

A apresentação oficial do projeto decorreu no dia 11 de junho de 2013 na Faculdade de Ciências da U.Porto, e contou com a presença da investigadora principal Verónica Orvalho, Jake K. Aggarwal da Universidade do Texas em Austin, Miguel Sales Dias, diretor da Microsoft bem como o representante da U.Porto, Vice-Reitor Jorge Gonçalves e o responsável do Instituto de Telecomunicações

LIFEisGAME Official Presentation on RTP

Investigadores da Universidade do Porto criaram um jogo de vídeo interativo que ensina autistas a reconhecerem emoções e a desenvolverem a comunicação. O produto está a chamar a atenção de peritos mundiais, uma vez que há poucas abordagens terapêuticas a um problema que afeta uma em cada mil crianças em idade escolar.

Portugueses a ensinar e estudar em UT Austin: dois testemunhos

FCT Newsletter | Divulgação de Ciência e Tecnologia | Dezembro 2012 | Nº 2

“O projeto LIFEisGAME é um dos frutos do programa UT Austin – Portugal. Este projeto é direcionado para crianças autistas cujo quadro clínico implica uma disfunção na sua capacidade de comunicação. Esta parceria com a Universidade do Texas em Austin tem-nos possibilitado ajudar estas crianças a desenvolver a habilidade de comunicação e reconhecimento das emoções por meio de um jogo virtual interativo, utilizando as expressões faciais.”

LIFEisGAME at WAMS

Presented by José Serra | 13th of February | Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

The number of sold smartphones and tablets all around the world led to an exponential increase of the available applications, for diverse operative systems in many areas.
These solutions have conquered the health context and the national market has proliferated mobile applications that aim to help professionals to carry out their activities with the greatest competency and efficiency as possible.
This workshop, aimed for students, researchers, health professionals and others interested in the area, seeks to present mobile applications in the health area developed in Portugal

Interview with José Miranda regarding his Sketching Interface

Radio Program | Program #20 | 13-02-2013

Professor of the Polytechnic of Guarda developed a project on facial animation of 3D characters, which applies to the world of cinema and videogames.

Newsletter Instituto de Telecomunicações- November

Prémio Prof. José Luis Encarnação - 2012 edition

“November is usually the month when we plan next year activities. Planning is usually a difficult task. All the more so when it deals with R&D, a notoriously hard to predict activity. To make matters worse, we have preciously little information besides pious intentions that excellence will be the paramount factor in funding agencies decisions.In times of hardship the last thing one should do is to take for granted that the situation will not change much. On the contrary, the only prediction we feel pretty confident with, is that there will be significant changes coupled with major budget cuts. Fund wise, 2013 is likely to be very different from the recent past and shortcomings will byte deep. For IT to survive, everyone should stand up to the challenge and dig hard in the well of funding opportunities that includes but lies beyond FCT” by Prof. Carlos Salema
issue 17 | November 2012

Interview with Jose Miranda regarding Professor José Luís Encarnação 2012 Award

Radio Program | Program #05 | 31-10-2012

Professor was distinguished with National Award

CoLab Newsletter- UT Austin | Portugal – May 2012

The UT Austin | Portugal International Collaboratory for Emerging Technologies or CoLab is a partnership between the Science and Technology Foundation of Portugal (FCT) and the University of Texas at Austin, in conjunction with several Portuguese universities. Launched in 2007, the goal of this project is to expand the presence of advanced digital media through educational and research exchange. Education and research take place in three different program areas, digital media, advanced computing, and mathematics. Each of these program areas approach advanced digital media from the perspective of their specific competencies, whether that’s computation, modeling, or creative production.

Newsletter Instituto de Telecomunicações

Project snapshot LIFEisGAME- Learning of facial emotions using serious games

“With over 15 research publications in fields like facial animation, automatic visual speech, rigging, user interface, virtual characters, our team is preparing to release in May of 2012 at UT Austin an early prototype of the technology of LIFEisGAME.” | Issue 12 | April 2012

José Miranda Interview for winning the SBIM Best Paper Award

José Miranda won the Best Paper Award of Eurographics Symposium on Sketch-Based Interfaces and Modeling occured in Vancouver, Canada in 2011 with the paper “Sketch Express: Facial Expressions Made Easy “.

Interview with Verónica Orvalho about the Conference of the Science and Art of Videogames

National Radio Station

The 4th Annual Conference on Art and Science of Videogames 2011 was a initiative on bringing to Porto names reputed in the area, such as creators linked to the world’s leading companies or people from Portuguese or foreign academia.

Verónica Orvalho statement at RTP Informação

National Television

Verónica Orvalho statement at RTP Informação , about the 4th Annual Conference on Art and Science of Videogames – Videojogos 2011

4th Annual Conference on Art and Science of Videogames 2011

DCC-FCUP, Porto - Portugal | 2 - 4 December 2011

The 4th Annual Conference on Art and Science of Videogames was organized between the 2nd and 4th of December of 2011, held at the Department of Computer Science of the Faculdade de Ciência da Universidade do Porto. The goal of the event is to encourage investigation of the Videogame industry in Portugal.
NEWS1 NEWS2 NEWS3 NEWS4 NEWS5 NEWS6

Quando os jogos de computador se tornam Ciência

Durante três dias, de 2 a 4 de Dezembro de 2011, a comunidade académica e empresarial ligada ao desenvolvimento de videojogos vai estar reunida no Porto, no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, para participar na VideoJogos 2011 – Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos. Um evento organizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e pelo Instituto de Telecomunicações.

Aprendendo aos solavancos

No Projecto LIFEisGAME (LearnIng of Facial Emotions usIng Serious Games) está-se a desenvolver a tecnologia para criar mais uma ferramenta para ajudar a desenvolver nas crianças com PEA aquilo onde são inábeis.
Perfeito! A tecnologia é muito capaz, quanto a isso não tenho dúvidas.
Aquilo que me deixa a pensar está ligado ao resto… à perturbação em si, mas especialmente às crianças e às famílias.

AUTISMO DIÁRIO:LIFEisGAME: Un proyecto para ayudar al reconocimiento de emociones faciales

Uno de los problemas de las personas con autismo es precisamente el del reconocimiento de las emociones faciales. Esta problemática está directamente ligada con las habilidades en la comunicación social y la empatía. Basados en esta problemática la Universidad de Oporto (Portugal), la Universidad de Texas (EE.UU.) con el apoyo del Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Microsoft y tres consultores de la Universidad de Stanford, la Universidad de Barcelona y la Universidad de Zaragoza, en un esfuerzo colaborativo y con un presupuesto de cerca de 2 millones de dólares han desarrollado un proyecto llamado LIFEisGAME.

Ciência Hoje

“Pesquisadores de Portugal e Estados Unidos criam jogo virtual interativo para desenvolver, em crianças com autismo, a habilidade de comunicação e reconhecimento das emoções por meio de expressões faciais.”

Oporto University developing computer game for autistic children

Researchers at Oporto University have teamed up with the University of Texas at Austin, USA, to develop a computer game aimed at helping autistic children learn facial expressions and emotions to help them relate better to the people around them.
The game – which was the brainchild of various Oporto University alumni – will allow autistic children to become familiar with facial expressions and to recognise emotions such as joy and sadness thereby allowing the child to have greater ease with their inter-personal relationships.
Autism is a dysfunction that affects the sufferer’s capability of relating to others, leaving them emotionally isolated from those around them.
By pressing their fingers on the screen children can draw expressions, raise eyebrows and eyes and at the same time watch the face react. There are many different characters to choose from, including humans, dolls and animals

Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista

Com o indicador encostado ao ecrã empurra-se uma linha e desenha-se a expressão de um sorriso. Empurra-se uma outra linha que finge ser a sobrancelha e levantamos o olho para revelar outra emoção. Enquanto empurramos linhas, vemos uma cara a reagir. Um homem de barba mal feita e careca que, apesar dos animais e bonecos simpáticos que se possam oferecer, parece ser o favorito dos meninos. Estamos no LifeisGame, um jogo de computador feito a pensar em crianças que têm uma perturbação do espectro autista e que precisam de aprender a identificar a expressão de emoções num rosto humano

UT Professors Develop Online Game to Help Autistic Children

Two University of Texas professors are developing a game that could affect the lives of children diagnosed with autism.
Yan Zhang, an assistant professor at UT-Austin’s School of Information and engineering professor J.K. Aggarwal are working to create a free online game called “LifeIsGame” designed to help autistic children communicate.
Zhang said the game may address a component of autistic children’s lives that often gets overlooked: their emotions.

Newspaper report on LIFEisGAME

National Newspaper

“You can draw a smile simply by dragging a line with your finger touching the screen.  You drag another line that pretends to be the eyebrow and we open the eye to reveal another emotion. While we drag lines we can see a face reacting. Between all of the funny other characters, the bald man seems to be the children’s favorite. We are talking about LIFEisGAME, a computer game created thinking in children with an autism spectrum disorder that need to learn of express emotions on a human face.”

LifeisGame at National Television SIC

National Television

Researchers from the University of Porto, are developing a new method to help autistic children to develop and show their emotions. A computer game that can ease relationships of these children with others. Autism is a dysfunction that affects the capability of relating, isolating these patients from the world.

Article in the NewScientist Magazine

Revista NewScientist


“WHAT would Buzz Lightyear look like after a few beers? We will soon be able to find out, thanks to software that adds realistic changes in skin colouring to animated characters. The colour of our faces depends on the concentration of melanin in the skin, but it also alters with our expressions and emotions because of changes in blood flow. Drinking, exercising, and going out in hot or cold weather also have an effect…”

Verónica Orvalho’s Interview for Correio do Porto

“ Verónica Costa Orvalho tem um verdadeiro percurso internacional. Nasceu na Argentina, é filha de pai português, daí a nacionalidade portuguesa, e foi na Universidade de Belgrano, em Buenos Aires, que concluiu a Licenciatura. O Mestrado fez em Espanha, na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona, e o Doutoramento (em Ciências da Computação) na Universidade da Catalunha. Actualmente docente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da U.Porto, Verónica criou um projecto para cinema de animação que lhe valeu a Menção Honrosa do “Prémio Cientifico IBM” deste ano….”

© Copyright Porto Interactive Center 2017

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto | Departamento de Ciência de Computadores | Rua de Campo Alegre 1021-1055, 4169-007 Porto, PORTUGAL
Tel: +351 220 402 966 | Email: info@portointeractivecenter.org